BARCELONA

Nossa unidade de Barcelona

Níveis de Ensino

→ Educação Infantil
→ Ensino Fundamental  I
→ Ensino Fundamental  II
→ Ensino Médio

Período Integral

→ Crianças de 03 a 10 anos

Estrutura Física

→ Grande área arborizada
→ Salas de aula climatizadas e com equipamentos para aula híbrida
→ Quadra Esportiva
→ Campo Gramado
→ Área de lazer arborizada e com brinquedos
→ Laboratório de Informática
→ Laboratório de Física, Química e Biologia
→ Laboratório de Robótica
→ Espaço Maker (com impressora 3D) e de Mídia Lab
→ Biblioteca
→ Cantina
→ Refeitório
→ Amplo Estacionamento

Material Didático

→ UNOi – Sistema de Ensino por Competências

Programa Bilíngue

→ Língua Inglesa

Projetos Pedagógicos

→ Valores: Base para a Formação do Cidadão
→ Aprender a SER
→ Aprender a PENSAR
→ Aprender a FILOSOFAR
→ TURING – Lógica de Programação
→ Trajeto i
→ Projeto i
→ Alimentação Saudável
→ Educação Financeira
→ Educação Musical

 

TERMINALIDADE DE CADA SEGMENTO

COM A CONCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL na Rede Alternativo, primeiro ciclo da escolarização, período de transição de casa para a escola, a criança amplia vínculos e cria recursos para lidar com as novas situações que se apresentarem, e passa a integrar um grupo que tem a aprendizagem como tarefa comum, expondo seu pensamento, aceitando contribuições para a formulação e reformulação de perguntas e ideias.

AO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I, além da construção dos valores que organizam a vida escolar, e do comprometimento com os mesmos, o educando assume, com autonomia, uma postura que possibilita demonstrar o desenvolvimento, apropriação e ampliação de recursos de comunicação e expressão nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento.

AO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II, de posse dos valores éticos e morais, que alicerçaram todo o trabalho pedagógico da Rede Alternativo, o educando reconhece, de maneira autônoma, sistemática e aprofundada, as diversas áreas do conhecimento, entendendo suas especificidades conceituais e metodológicas, sendo capaz de identificar o que há de comum e estabelecer relações entre elas.

AO FINAL DO ENSINO MÉDIO, de forma articulada, o formando da Rede Alternativo domina os principais conceitos e conteúdos de cada área do conhecimento, o que o leva a identificar problemas e as estratégias para a solução dos mesmos, formular hipóteses pertinentes aos contextos, analisar elementos, relações, princípios e generalizações, compreendendo a metodologia de cada área, e textos nos seus diversos gêneros, especialmente os de natureza conceitual, ampliando as possibilidades de expressão em diversas linguagens, com o desenvolvimento das diferentes formas de pensamento e expressão necessárias para que ele possa fazer suas escolhas e prosseguir, com autonomia, os seus estudos.