Educação Tecnologica
Promove o desenvolvimento da competência digital, trabalhando conceitos, práticas e perspectivas que sustentam a programação.
Na Rede Alternativo brincar e aprender caminham juntos! A criança compartilha interesses e descobertas à medida que desenvolve sua compreensão da vida em sociedade.
A proposta curricular busca a interação entre os diversos campos de experiência e os aspectos do universo infantil como conteúdos básicos para a construção de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores.
O processo educativo é construído respeitando os limites de cada criança e utilizando metodologia que a colocam como protagonista no desenvolvimento de suas habilidades.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental os educandos encontram-se na fase das operações concretas e formais. Então, respeita-se o aspecto socioafetivo e as habilidades cognitivas próprias do momento evolutivo do aluno ao se fazer abordagens cognitivas significativas, traçando uma linha de continuidade e pontes entre o concreto e o abstrato, o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o primário e o tecnológico, o público, o primário, o individual e o coletivo.
A organização curricular está pautada na progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem, estimulando o pensamento lógico, criativo, bem como a capacidade do educando de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.
Nos anos finais do Ensino Fundamental o objetivo é tornar viável o processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada um e, também, valorizar o coletivo, por meio do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade, ao estabelecer o equilíbrio entre as diferentes dimensões da formação do ser humano.
A proposta pedagógica busca o desenvolvimento sistemático de competências e habilidades para que o educando possa apropriar-se dos conhecimentos acadêmicos, aprimorando, dessa forma, sua capacidade de aplicar os saberes na resolução de problemas do dia a dia. Instiga-se o estudo e o trabalho autônomo, crítico e criativo de maneira individual e coletiva.
No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio na vida dos educandos torna-se cada vez mais decisivo. Nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se preparam para desafios dos processos seletivos, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.
Na Rede Alternativo, a dimensão pedagógica do currículo do Ensino Médio está embasada nos parâmetros de comprometimento, criatividade, reflexão e construção. O vínculo dessa abordagem tem relação com a capacidade para a efetiva e eficiente desenvoltura acadêmica.
Nas unidades de Barcelona, Jacaraípe e Laranjeiras (Alternativo Kids) a Rede oferece também Turmas de Tempo Integral, com momentos destinados a tarefa de casa monitorada, reforço de língua portuguesa e matemática, oficina de leitura, prática esportiva, oficina de robótica, projeto de língua inglesa, atividade maker, hora de estudos, e atividades que envolvem arte e musicalização.
Com a educação em Tempo Integral amplia-se a base curricular visando a uma maior compreensão de todo o processo de aprendizagem, com o aprimoramento de conteúdos/atividades para que toda informação gerada nos ambientes pedagógicos se transforme em conhecimento.
Embasada no socio interacionismo, a proposta pedagógica da Rede Alternativo privilegia a formação de um sujeito autônomo, criativo, ético, crítico e comprometido com a sociedade na qual está inserido e que se apresenta em constante transformação.
O fazer pedagógico é desenvolvido direcionando todas as ações pedagógicas tendo no aluno um ser atuante na abordagem dos temas trabalhado, sendo protagonista na construção do processo de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento.
Por meio das relações desse aluno com o outro aluno e com o meio social, ele desenvolve as habilidades e competências que o levarão a atuar de forma transformadora na sociedade. — O aluno da Rede Alternativo não é um ser que apenas absorve conteúdos, ele age na transformação dos conteúdos em conhecimento.
Promove o desenvolvimento da competência digital, trabalhando conceitos, práticas e perspectivas que sustentam a programação.
Incentiva e conscientiza da importância do consumo de alimentos saudáveis.
Apresenta conceito de empreendedorismo, lucro, despesa, entre outros, numa linguagem adaptada.
Trabalha as quatro habilidades da língua inglesa (escuta, fala, escrita e leitura), fornecendo a excelência que alicerça o desenvolvimento das competências do século XXI apontadas pela BNCC.
Oportuniza um maior contato com os diversos gêneros literários, buscando o desenvolvendo social e emocional do educando, trabalhando imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Base de todo o fazer pedagógico, busca desenvolver a integração e vivência de diferentes culturas, o respeito ao próximo e o conhecimento de si e do ambiente em que se vive.
Trabalha a educação emocional visando a contribuir para o desenvolvimento integral do educando.
Explora e treina características e estratégicas do pensamento para que os alunos aprendam a acessar o conhecimento com curiosidade, motivação e rigor.
Introduzir o educando na prática do debate coletivo, estimulando o hábito de tomar a palavra para expressar seu pensamento de forma articulada e de escutar atenta e respeitosamente a palavra do outro.
Dá suporte psicológico e emocional, promovendo o bem-estar e contribuindo para romper os obstáculos que emperram o processo de ensino e de aprendizagem.
Focado na alfabetização e letramento, trabalha pré-requisitos necessários para que os educandos tenham condições de construírem os conhecimentos inerentes à série na qual estão matriculados.
Prepara o educando para participar do TOEFL Primary, exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender a Língua Inglesa, concedendo certificação.
Tem como objetivo despertar a consciência vocacional nos educandos, mostrando o perfil das mais variadas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições para a sociedade, favorecendo, assim, a construção da identidade pessoal que possibilita escolhas conscientes.
Abordada de forma que contempla diferentes habilidades, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, sendo rítmico, imaginação, memória, concentração, socialização e afetividade, contribuindo também para a consciência corporal.
Unidade Barcelona
Rua Ipatinga, 82
(27) 3298-4300
[email protected]
Unidade Laranjeiras – Kids
Rua Carlos Gomes, 776
(27) 3241-9357 [email protected]
Unidade Jacaraípe
Rua Bartolomeu Santos, 82
(27) 3243-3626
[email protected]
Fale conosco!