Pedagógico

Etapas de Ensino

Na Rede Alternativo brincar e aprender caminham juntos! A criança compartilha interesses e descobertas à medida que desenvolve sua compreensão da vida em sociedade.

A proposta curricular busca a interação entre os diversos campos de experiência e os aspectos do universo infantil como conteúdos básicos para a construção de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores.

O processo educativo é construído respeitando os limites de cada criança e utilizando metodologia que a colocam como protagonista no desenvolvimento de suas habilidades.

Saiba mais

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental os educandos encontram-se na fase das operações concretas e formais. Então, respeita-se o aspecto socioafetivo e as habilidades cognitivas próprias do momento evolutivo do aluno ao se fazer abordagens cognitivas significativas, traçando uma linha de continuidade e pontes entre o concreto e o abstrato, o cotidiano e o científico, o racional e o afetivo, o primário e o tecnológico, o público, o primário, o individual e o coletivo.

A organização curricular está pautada na progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem, estimulando o pensamento lógico, criativo, bem como a capacidade do educando de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.

Saiba mais

Nos anos finais do Ensino Fundamental o objetivo é tornar viável o processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada um e, também, valorizar o coletivo, por meio do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens necessárias à vida em sociedade, ao estabelecer o equilíbrio entre as diferentes dimensões da formação do ser humano.

A proposta pedagógica busca o desenvolvimento sistemático de competências e habilidades para que o educando possa apropriar-se dos conhecimentos acadêmicos, aprimorando, dessa forma, sua capacidade de aplicar os saberes na resolução de problemas do dia a dia. Instiga-se o estudo e o trabalho autônomo, crítico e criativo de maneira individual e coletiva.

Saiba mais

No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio na vida dos educandos torna-se cada vez mais decisivo. Nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se preparam para desafios dos processos seletivos, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

Na Rede Alternativo, a dimensão pedagógica do currículo do Ensino Médio está embasada nos parâmetros de comprometimento, criatividade, reflexão e construção. O vínculo dessa abordagem tem relação com a capacidade para a efetiva e eficiente desenvoltura acadêmica. 

Saiba mais

Nas unidades de Barcelona, Jacaraípe e Laranjeiras (Alternativo Kids) a Rede oferece também Turmas de Tempo Integral, com momentos destinados a tarefa de casa monitorada, reforço de língua portuguesa e matemática, oficina de leitura, prática esportiva, oficina de robótica, projeto de língua inglesa, atividade maker, hora de estudos, e atividades que envolvem arte e musicalização. 

Com a educação em Tempo Integral amplia-se a base curricular visando a uma maior compreensão de todo o processo de aprendizagem, com o aprimoramento de conteúdos/atividades para que toda informação gerada nos ambientes pedagógicos se transforme em conhecimento.

Saiba mais

Proposta Pedagógica

Embasada no socio interacionismo, a proposta pedagógica da Rede Alternativo privilegia a formação de um sujeito autônomo, criativo, ético, crítico e comprometido com a sociedade na qual está inserido e que se apresenta em constante transformação.

O fazer pedagógico é desenvolvido direcionando todas as ações pedagógicas tendo no aluno um ser atuante na abordagem dos temas trabalhado, sendo protagonista na construção do processo de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento.

Por meio das relações desse aluno com o outro aluno e com o meio social, ele desenvolve as habilidades e competências que o levarão a atuar de forma transformadora na sociedade. — O aluno da Rede Alternativo não é um ser que apenas absorve conteúdos, ele age na transformação dos conteúdos em conhecimento. 

Projetos Pedagógicos

Programa Bilíngue

Trabalha as quatro habilidades da língua inglesa (escuta, fala, escrita e leitura), fornecendo a excelência que alicerça o desenvolvimento das competências do século XXI apontadas pela BNCC.

Saiba mais