Projeto de vida (8º ao médio)
Na Rede Alternativo de Ensino, entendemos a importância de começar a construção do projeto de vida dos alunos desde cedo. Por isso, a disciplina de Projeto de Vida é introduzida a partir do 8º ano, antecipando a prática que geralmente é obrigatória apenas no ensino médio. Alinhada aos três pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – autoconhecimento, convivência em sociedade e preparação para a vida profissional – essa disciplina é essencial para atender às necessidades individuais dos alunos, auxiliando-os na jornada de se tornarem cidadãos completos e conscientes.
O Projeto de Vida é uma oportunidade para os alunos explorarem profundamente quem são, suas habilidades e interesses, e como podem se posicionar no mundo. Através de atividades interativas e reflexivas, os estudantes são incentivados a desenvolver um forte senso de autoconhecimento, essencial para a construção de um futuro promissor. A disciplina aborda questões como identidade, valores pessoais, e metas de curto e longo prazo, proporcionando uma base sólida para o crescimento pessoal e acadêmico.
Além disso, a disciplina promove a convivência em sociedade, ensinando os alunos a se integrarem de maneira eficaz e positiva. Eles aprendem sobre a importância do trabalho em equipe, da empatia, e do respeito às diferenças, preparando-se para contribuir de maneira significativa em suas comunidades e no mercado de trabalho. Com uma abordagem prática e teórica, o Projeto de Vida na Rede Alternativo prepara os alunos para os desafios futuros, oferecendo as ferramentas necessárias para uma transição suave para a vida adulta e profissional.
Diferenciais
Alimentação saudável
Educação Tecnológica
Gênio das Finanças
Pequenos Leitores
Valores: Base para a Formação do Cidadão
Filosofia
Enriquecendo a Base no Ensino
Programa Bilíngue
Projeto de vida
Aprofundamento Acadêmico
Grêmio Estudantil