Sobre nós

História

A primeira unidade do Colégio Alternativo, idealizada pela Professora Maria da Penhas Bergamin, iniciou atividade há mais de três décadas e, desde então, vem oferecendo à comunidade serrana uma educação de excelência, transmitindo aos educandos valores para toda a vida. A Rede Alternativo de Ensino conta hoje com três unidades: Barcelona, Jacaraípe e Laranjeiras, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Missão

Oferecer ensino de excelência, visando a formar cidadãos críticos que desenvolvam suas habilidades e competências para o exercício da cidadania.

Valores

Excelência

Foco no desenvolvimento integral do educando, respeitando-o como um ser sistêmico, primando pelo desenvolvimento de sua autonomia, criatividade e senso crítico.

Integridade

Acolhimento de alunos, familiares e colaboradores, proporcionando interação e bem-estar entre todos. Integração família-escola. Ambos caminham juntos garantindo o melhor desempenho e desenvolvimento do aluno.

Compromisso Social

A solidariedade, a responsabilidade com o outro e com a realidade sociocultural na qual está inserida são princípios que norteiam as ações institucionais.

Competência

Estímulo e desenvolvimento pessoal tornando o aluno capaz de pensar e tomar decisões para vencer desafios.

Respeito

Fortalecimento dos valores éticos e morais, de respeito à vida e ao outro.

Cidadania

Responsabilidade social e ambiental pautada na sustentabilidade.

Pilares

Formação Humana

Toda a prática pedagógica está ancorada em uma pedagogia que é voltada para o ser humano em todas as suas habilidades, potencialidades e necessidades. Essa perspectiva conduz o olhar para os educandos de forma individualizada, auxiliando de forma efetiva, de acordo com as especificidades de cada um.

Excelência de Ensino

Busca constante do ideal educacional, agregando educadores com características específicas e realizando os ajustes necessários ao longo de todo o processo. A avaliação, tanto docente quanto institucional e dos demais sujeitos atuantes no processo, fornece os indicadores que servem de subsídio para as adequações.

Integração Global

O Programa Bilíngue da Rede possibilita, por meio da intensificação da Língua Inglesa, que os alunos desenvolvam as competências do século XXI de forma abrangente, integrando-os a diferentes culturas, inserindo-o no mundo globalizado.